top of page

COMPOSITORAS(ES) 2024

Compositoras(es) da temporada Nova Aldeia

Cristina Dignart

Daniel Moreira

Diana Rotaru

Diana Soh

Fernanda Navarro

Geli Li

Kajia Sahariaho

Januibe Tejera

Julien Vincenot

Jennifer Higdon

Levy Oliveira

Liza Lim

Márcio Steuernagel

Noriko Baba

Pascale Criton

Paulo Rios Filho

Peter Maxwell Davies

Pierre Boulez

Sergio Rodrigo

Silvio Ferraz

Stefano Gervasoni

Tato Taborda

Tzu-Chin Hsu

MT

RS

[ROM]

[SIN]

SP

[CH]

[FIN]

BA

[FR]

[USA]

MG

[AUS]

PR

[JP]

[FR]

BA

[UK]

[FR]

MG

SP

[IT]

RJ

[TW]

encomenda Plurisons

estreia brasileira

estreia brasileira

encomenda Plurisons

encomenda Plurisons

estreia brasileira

estreia brasileira

encomenda Plurisons

estreia brasileira

encomenda Plurisons

estreia brasileira

encomenda Plurisons

estreia brasileira

estreia brasileira

encomenda Plurisons

encomenda Plurisons

DSC_0084 (1)(1) copy_edited.jpg
foto-divulgacao4-2023_by-artur-rios(1).jpg

COMPOSITORAS(ES) CONVIDADAS(OS) – ENCOMENDAS

Cristina Dignart

 

Cristina Dignart é natural de Cuiabá, onde formou-se em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Durante a graduação teve aulas de composição com o compositor Dr. Roberto Victorio. É mestre em música (Composição e Novas Tecnologias) pela Universidade Federal de Goiás sob a orientação do Dr. Anselmo Guerra. Concluiu o Doutorado em Composição na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob a orientação do compositor Dr. João Pedro de Oliveira. Teve peças em Bienais de Música Brasileira Contemporânea e participou de concertos em Cuiabá, Rio de Janeiro, Goiânia, Lisboa, Aveiro e Mônaco. Participou de masterclasses e workshops de composição com François Bayle, Åke Parmerud, Luis Naon, Germán Toro-Perez, entre outros. Atualmente leciona como professora efetiva no Departamento de Música da UFPB. Grande parte de suas obras são compostas para meios eletrônicos. Nestas obras a compositora aprecia explorar diferentes abordagens de características sonoras com destaque para os elementos espaciais como meio expressivo.

 

Fernanda Navarro

 

Fernanda Aoki Navarro é compositora, trabalha com música acústica e electroacústica e desenvolve instalações intermídia e projetos interdisciplinares. Ela está interessada no som, na relação idiossincrática entre a corporalidade dos intérpretes e a fisicalidade dos seus instrumentos, na exploração entre música e linguagem, no uso e mau uso da tecnologia, e no poder transformacional que a música experimental pode exercer sobre questões relacionadas ao feminismo e à alteridade social. Fernanda é formada pela USP, com mestrado na University of California Santa Cruz, doutorado na University of California San Diego, e foi artista no Radcliffe Institute for Advanced Study, na universidade de Harvard. Fernanda é professora de composição e teoria musical na Arizona State University em Phoenix. 

Levy Oliveira

 

 

Levy Oliveira

Levy Oliveira é natural de Congonhas (MG). Em seu trabalho criativo, o compositor busca compreender como os ouvintes reagem à música e quais são suas expectativas para tentar posteriormente confirmá-las ou subvertê-las. Para isso, a pesquisa e compreensão de termos da psicologia como habituação e fluência de processamento tem sido uma rica fonte de inspiração a ser explorada em sua música. A utilização de sons eletrônicos tem se tornado uma constante no seu trabalho devido à enorme capacidade de expressividade tímbrica e espacial desse meio. Apesar disso, sua obra é diversa e abrange desde peças acusmáticas até peças para instrumento solista, conjuntos de câmara e grande orquestra. Atualmente, é Professor de Linguagem e Estruturação Musical na Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES.


 

Marcio Steuernagle 

 

Compositor, regente e pesquisador artístico brasileiro radicado em Curitiba, tendo residido e estudado na Áustria entre 2018 e 2022, em Viena e em Graz. Steuernagel concluiu com máxima distinção seu Doutorado Artístico-Acadêmico (Doctor Artium) na prestigiosa Universidade de Música e Artes Performáticas de Graz (Universität für Musik und darstellende Kunst Graz). É Regente Titular da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná, Regente do Ensemble Móbile e Professor de Regência e Composição na Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná.







 

Tato Taborda

Tato Taborda Junior conhecido artisticamente por Tato Taborda, é um compositor dedicado à experimentação musical, diretor e produtor musical brasileiro. 

Tem obras encomendadas por entidades como Pro-Música Nova Bremem, OSESP, Donaueschinger Musiktage, Bienal de Munique, Podewil Berlin, Teatro Colón de Buenos Aires, Berliner Fespiele, entre outros. Obras gravadas pelos selos Col Legno, Lami, Warsaw Autum, Arca-Ira e ABM-Digital. 

Em 2008 lançou o Tato Taborda e Geralda – Música para Orquestra, com obras compostas para a estrutura multi-instrumental Geralda, instrumento-orquestra com aproximadamente 70 fontes sonoras formais e informais e executadas em parceria com Alexandre Fenerich. Em 2010, estreou a ópera A Queda do Céu, parte do projeto Amazonas (encomenda da Bienal de Munique em parceria com o Sesc SP e a Hutukara Associação Ianomâmi), com récitas em Munique, Rotterdam, Viena e São Paulo. Atualmente é professor do Curso de Artes da Universidade Federal Fluminense e do programa de Pós-graduação Estudos Contemporâneos das Artes - PPGCA da UFF.

Geli Li

Geli LI é uma compositora chinesa cuja música abrange as culturas oriental e ocidental com base no seu vocabulário musical original. Em suas duas décadas de jornada de criação musical, ela expandiu com entusiasmo e constantemente a ecologia de sons em sua música, do acústico para o digital, resultando em uma síntese híbrida de expressão, conceito e filosofia. Ela trabalhou internacionalmente com muitos artistas importantes, incluindo, entre outros, Peter Burwik, Manuel Nauri, Norman Huynh, Asya Fateyeva, Alice Belugou, Jay Campbell do JACK Quartet (EUA), Unheard-of ensemble (EUA), Chartreuse Trio (EUA). ), New Music Ensemble da Universidade de Chicago (EUA), andPlay (EUA), Spektral Quartet (EUA), Hanatsu Miroir Ensemble (França), Fear No Music Ensemble (EUA), Tacet(i) Ensemble (Tailândia), [Switch ~Ensemble] (EUA), Hub New Music (EUA), Chamber-orchestra-Jahrhundert- xx- Österreich (AT), Ensemble NOMAD (JP), Altius Quartet (EUA), Orquestra de câmara Klangforum Wien (AT), Berlin Zafraan Ensemble (DE), Orquestra Sinfónica do 

Paulo Rios 

Paulo Rios Filho (1985) é doutor em composição musical pela Universidade Federal da Bahia. Suas obras têm sido apresentadas em diversos estados brasileiros, além de Portugal, Venezuela, Argentina, Holanda, Alemanha, EUA, Espanha, Rússia, Noruega e Suíça. Tem colaborado com importantes grupos musicais, como o Nieuw Ensemble (Holanda), ICE e Orpheus Ensemble (EUA), além de Ensemble Modern (Alemanha). Atualmente, é professor de composição da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde ajuda a dirigir o Ensemble Novas Tríades e atua como líder do grupo de pesquisa "CM.ÊPA! - Criação musical, experimentação e pesquisa artística" (UFSM/CNPq).

 

 

 

 


 

Januibe Tejera                                                       Ver bio em músicos do ensemble Plurisons

photo.jpeg
Fernanda-navarro-headshot(1).jpg
STEUERNAGEL 20022 A.jpg
cristina.png
tato.taborda.jpeg
Geli-Li-768x768-1.jpeg
bottom of page