INICIATIVAS
O ensemble Plurisons realiza diversas atividades formativas em paralelo aos seus concertos. O objetivo é oferecer ferramentas para jovens artistas, ou mesmo introduzir novos públicos ao repertório atual.
FESTIVAL PLURISONS
Linha do horizonte
Em julho, o ensemble Plurisons participa da terceira edição do Festival Internacional Plurisons. O Festival se estabeleceu como uma atividade formativa e ponto de encontro de artistas dedicados à música de criação na américa latina. O evento reúne intérpretes especializados e compositores de renome, junto a uma nova geração intérpretes e jovens compositores.
A programação inclui obras marcantes do repertório ao lado de estreias de obras dos compositores participantes. Além de compositores, o festival tem uma academia para intérpretes que se dedicam a este repertório, e que tem a chance te tocaram junto aos músicos do Ensemble e dos artistas convidados desta edição.
OFICINAS
ATIVIDADES DESTINADAS A PROFISSIONAIS DE MÚSICA
-
Interpretação do repertório contemporâneo
-
Atelier de composição
É parte da filosofia do Ensemble Plurisons criar atividades formativas para jovens compositores e jovens intérpretes. Para além do Festival Plurisons, academia de composição realizada em julho, o grupo realiza workshop junto a instituições de ensinos e/ou festivais, enquanto ensemble residente. Durante estas residências, o Plurisons realiza a estreia de obras, a leituras de obras de jovens compositores, ateliês de interpretação junto a jovens intérpretes interessados pelo repertório de criação, ou mesmo trabalhar obras de maiores em formações maiores, tocando lado a lado de jovens intérpretes.
ATIVIDADES DESTINADAS AO PÚBLICO EM GERAL
3. Escuta guiada
A oficina vem oferecer a um público leigo e/ou jovens profissionais uma introdução a novas práticas instrumentais, apresentando confluências entre som e ruído nas obras de repertório contemporâneo e guiando a escuta através de formas e interpelações na construção das obras apresentadas.
A dinâmica da oficina se constitui da:
-
Execução de 1 ou 2 obras envolvendo técnicas instrumentais inovadoras;
-
Apresentação comentada de detalhes das obras, incluindo técnicas instrumentais, modelos sonoros entre ruídos e sons usuais dos instrumentos;
-
Abertura para perguntas do público;
-
Uma segunda execução das obras, após comentários e perguntas, permitindo uma segunda escuta: uma escuta guiada
4. Tocando certo errado
Esta é uma oficina de improvisação livre voltada para jovens músicos, aberta a todos os instrumentistas. O foco da oficina é introduzir jovens músicos a uma nova abordagem musical criativa, através de uma improvisação que compreende novas técnicas e estrutura o som em novos parâmetros (timbre, sons descontínuos e contínuos, densidades, espaço sonoro)
A dinâmica da oficina se constitui de:
-
Trabalho prático de pesquisa instrumental com os participantes;
-
Improvisações de grupo e solos;
-
Introdução ao soundpainting;
-
Uma improvisação final com os participantes.