
APRESENTAÇÃO
O Festival Plurisons é um festival internacional de música dedicado à criação musical e as novas práticas no campo da música de concerto. Criado em 2022, o festival surge com o objetivo de oferecer um espaço de difusão, prática e reflexão acerca das novas práticas no campo da criação de música contemporânea, através de diálogos e processos de co-criação entre intérpretes, compositores e pesquisadores de diferentes países. Ao longo das três primeiras edições, o festival estreou cerca de 50 obras, e apresentou artistas de França, EUA, Suíça, Inglaterra, Argentina, Alemanha, Taiwan, Japão, Singapura, Espanha, Turquia, além de artistas brasileiros de todas as regiões do país. Assim o Festival oferece um panorama da produção contemporânea permitindo a descobertas de novas obras e das mais recentes propostas no campo da criação musical.
​
Assim como nas primeiras edições, a programação de 2025 inclui concertos, atividades pedagógicas e palestras, visando atingir um público amplo de jovens profissionais, artistas ligados ao campo sonoro e público em geral. A parte pedagógica do evento visa contribuir para a inserção de artistas emergentes, intérpretes e compositores, assim como introduzir novos públicos, possibilitando aos jovens um contato prático com a criação musical. Para tanto, o evento oferecerá aulas e concertos para jovens artistas interessados na criação musical, improvisação musical, interpretação do repertório contemporâneo, assim como um trabalho a compositores em estágio mais avançado. Todas as atividades tentam integrar os jovens músicos aos convidados, oferecendo a experiência de trabalhar junto a artistas já renomados. Enriquecendo sua programação, a partir desta edição, o Festival Plurisons abre duas novas oficinas, uma voltada para à criação musical para dança e outra voltada ao repertório de teatro musical contemporâneo, visando abrir para novas práticas no campo da criação musical.​
Para além dos eventos pedagógicos, o grande destaque é programação do evento é a série de concertos com convidados nacionais e internacionais, oferecendo um panorama vasto da criação musical contemporânea, incluindo novos repertórios e novas práticas. Este ano o evento terá Éloise Labaume, Oiliam Lana, Aurélio Édler-Copes, Tato Taborda, Carlina Carrizo e Gabriel Araújo como artistas convidados, além da Orquestra de Cordas do Sesi de MG, e claro, o próprio Ensemble Plurisons.
​​
O Festival Plurisons é uma realização da Associação Cultural Coletivo Plurisons, em parceria com o Conservatório da UFMG, e com o apoio da Orquestra de Câmara do SESI - MG.